Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Didática ( ECH10408 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Análise  e  discussão  de  artigos  científicos  sobre  concepções  atuais  na  educação,  com  foco  no  ensino  de  química.  Estudo  das  relações  entre  ciência,  tecnologia,  sociedade,  ambiente  e educação,  principalmente  educação  na  área  de  Ciências  e  Química.  Estudo  sobre  as  abordagens  do  processo  de  ensino  e  aprendizagem  no  ensino  de  Química.  Compreender  os  componentes  do  processo  de  ensino  e  aprendizagem:  planejamento,  objetivos,  conteúdos, metodologia,  recursos  e  avaliação.

Ementa
Educação: concepções atuais. Componentes do processo de ensino e de aprendizagem: planejamento, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação. Relação professor-aluno.

Bibliografia
1- ANDRÉ, M. E. D. A. & OLIVEIRA, M. R. N. S. Alternativas do ensino de didática. Campinas, Papirus. 1997. 2- LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo, Loyola. 1993. 3- MASSETO, M. Didática: o aluno como centro. São Paulo, FTD. 1997.

Bibliografia Complementar
4- VASCONCELLOS, C. S. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo, Libertad. 1995. 5- FAZENDA, I. C. A. Um desafio para a didática: experiências, vivências, pesquisas. 2ª ed. São Paulo, Loyola. 1991.
Carregando...