Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação ( ECH09954 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Apresentar um panorama histórico-filosófico da educação ocidental percebendo continuidades e rupturas nos seus objetivos e objetos, bem como contextualizá-la; Explicitar paradigmas, questões atuais e correntes de pensamento educacionais contemporâneos, situando-os em sua historicidade e sua influência no Brasil.

Ementa
Especificidade e intercomplementaridade entre fundamentos histórico-filosóficos da educação com a política e o cotidiano de saberes e fazeres na educação. Correntes do pensamento e tendências da prática pedagógica no Brasil, em sua relação com “paradigmas” filosóficos e a história recente do Brasil. 

Bibliografia
1- ALVES, N. & GARCIA, R. L. O sentido da escola. Rio de Janeiro, DP&A. 2001. 2- APPLE M. Educação e poder. Porto Alegre, Artes Médicas. 1989. 3- BARROS, M. E. B. Psicologia: questões contemporâneas. Vitória, EDUFES. 1999. 

Bibliografia Complementar
4. BRANDÃO, Z. A crise dos paradigmas e a educação. São Paulo, Cortez. 1997. 5- GENTILI, P. A. & SILVA, T. T. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas . Petrópolis, Vozes. 1995. 6- SEVERINO, E. A filosofia contemporânea . Lisboa, Edições 70. 1987. 7- SEVERINO, A. J. Filosofia contemporânea no Brasil . São Paulo, Cortez. 1997.
Carregando...