Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia da Educação ( ECH07118 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1.           Conhecer as principais teorias dessa área do conhecimento, a fim de analisar as diferenças e divergências entre as correntes da Psicologia da Educação. 2.           Compreender os princípios e pressupostos que fundamentam os modelos de desenvolvimento e de ensino-aprendizagem delas decorrentes. 3.           Refletir sobre temas contemporâneos do campo da Educação à luz das teorias da psicologia estudadas.

Ementa
Introdução à Psicologia da Educação. Introdução à Psicologia do desenvolvimento. Criança. Características e problemas gerais; O adolescente. Introdução à psicologia da aprendizagem.

Bibliografia
1- DAVIDOFF, L. L. Introdução à psicologia . São Paulo, McGrawHill. 1983. 2- ELKIND, D. Desenvolvimento e educação da criança: aplicação em sala de aula . Rio de Janeiro, Jorge Zahar. 1976. 3- FLAVELL, J. A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget . São Paulo, Pioneira. 1975 

Bibliografia Complementar
4- GOULART, I. B. Psicologia da educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica ". Petrópolis, Vozes. 1987. 5- PENTEADO, W. M. A. Psicologia e ensino . São Paulo, Papelivros. 1980. 6- PFROMM NETTO, S. Psicologia da aprendizagem e do ensino . São Paulo, Papelivros. 198
Carregando...