Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Física no Ensino Fundamental em uma Perspectiva Multidisciplinar ( PEFI0038 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Tópicos de Física abordados relacionando seus conceitos e fenômenos com a Química, a Biologia e a Geociência para um trabalho multidisciplinar em Ciências da Natureza. Sugestão de tópicos: as transformações e as conservações; átomos e ligações químicas, características e constituição; astronomia e cosmologia; calor e temperatura; questões ambientais.

Bibliografia
ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Projeto Mão na Massa. CDCC. E-books disponíveis em http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livros.html ABDALLA, M.C.B., O discreto charme das partículas elementares. Editora da Unesp, São Paulo, 2005. BIZZO, Nélio, Ciências - fácil ou difícil? Biruta. São Paulo, 2009. CARVALHO, A.M.P., VANNUCCHi, A.I., BARROS, M.A., GONÇALVES, M.E.R. e REY, R.C., Ciências no Ensino Fundamental . O conhecimento físico. Editora Scipione, São Paulo, 1998. CARVALHO, A.M.P., Calor e temperatura: um ensino por investigação. Livraria da Física, São Paulo, 2014. CHAVANNES, I. Aulas de Marie Curie. Edusp, São Paulo:,2007. HEWITT, P., Física Conceitual. Bookman, Porto Alegre, 2010. MENEZES, L.C. A matéria, uma aventura no espírito. Livraria da Física, São Paulo, 2005. OKUNO, E., CALDAS, I.L. e CHOW, C. Física para ciências biológicas e biomédicas. Harbra, São Paulo, 1986. PAVÃO, A.C; FREITAS, D. (orgs.) Quanta ciência há no ensino de Ciências. EdUFSCar, São Carlos, 2008. PAVÃO, A.C. (org.) Coleção Explorando o Ensino: Vol. 18, Ciências: Ensino Fundamental. MEC, Brasília, 2010.

Bibliografia Complementar
Carregando...