Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem ( PEFI0020 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental. Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neo‐behaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausbel e Kelly. O humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson‐Laird. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire.

Bibliografia
Moreira, M. A. (2011). Teorias de aprendizagem. 2a ed. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária. Freire, P. (2007). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36a ed. São Paulo: Paz e Terra. Vygotsky, L.S. (1987). Pensamento e linguagem. 1a ed. Brasileira. São Paulo: Martins Fontes. Vergnaud, G. (1993). A teoria dos campos conceituais. In Nasser, L. (Ed.) 1o Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro. pp. 1--‐26.

Bibliografia Complementar
Carregando...