Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Extensão no Ensino de Matemática na Educação Básica ( MPA16211 )
Unidade:
Departamento de Matemática Pura e Aplicada
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Espera-se que após cursar a disciplina o aluno saiba o que é a extensão universitária, e a sua importância tanto para a comunidade universitária quanto para o comunidade em que está inserido. A partir da participação em um projeto de extensão que visa contribuir com o ensino de Matemática na Educação básica, espera-se que aluno conheça melhor a realidade das escolas públicas, seja capaz de analisar e refletir sobre as condições de trabalho do professor na Educação Básica e possa contribuir com a qualidade de ensino praticada e no meio social que a escola está inserida.

Ementa
A extensão e o ensino de Matemática na Educação Básica. O Currículo de Matemática e o ensino-aprendizagem da matemática. Participação em projeto de extensão vinculado ao Departamento de Matemática Pura e Aplicada.

Bibliografia
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília,  MEC/CONSED/UNDIME, 2015. 2. LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.  PORTANOVA, R. (Et al.). Um Currículo de matemática em movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

Bibliografia Complementar
RÊGO, R. G.; RÊGO, R. M. Matematicativa. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, INEP, Comped, 2000.  SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Jogos de matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.  SMOLE, Kátia Cristina Stocco. Jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: Artmed, 2008.  FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS; CORRÊA, Edison José. (Org.). Extensão universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: COOPMED, 2007. 112 p. (Coleção extensão universitária) EVA MARIA SIQUEIRA ALVES. A ludicidade e o ensino de matemática: Uma prática possível. Papirus Editora.
Carregando...