Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos histórico-filosóficos da educação ( VET13658 )
Unidade:
Departamento de Medicina Veterinária
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Identificar as correntes de pensamento e tendências que compreendem os fundamentos histórico-filosóficos da educação; - Analisar a processo histórico-filosófico da educação e sua relação com o contexto social; - Refletir a partir das discussões teóricas propostas para a prática educativa no contexto educacional e social brasileiro.

Ementa
A História da Educação em paralelo com a história das Ciências. A educação e seu papel no processo de transformação da sociedade. Relações Estado/Educação, Sociedade Civil/Educação. Filosofia da Educação: principais correntes filosóficas que fundamentam o pensamento educacional voltado para a reflexão, investigação, análise e espírito crítico.

Bibliografia
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 3ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Moderna, 2006.   GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2009.   NUNES, Antônio Vidal. Fundamentos filosóficos da educação.Vitória: NEAD, 2010.   SOUZA, Rosa Fátima de. História da Organização do Trabalho Escolar e do Currículo no Século XX. 1ª ed. São Paulo:Cortez, 2009.   COVRE, Maria de Lourdes Manzini (Org.). Formação do professor, formação do aluno. São Paulo: Expressão & Arte, 2008.

Bibliografia Complementar
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2000. GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia da educação. São Paulo: Ática, 2006. ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930/1973). 35ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. SOUZA, Neusa Maria Marques de. História da educação: antiguidade, idade média, idade moderna, contemporânea. São Paulo: Avercamp, 2006. ZABALA, Antonio. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Carregando...