Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Modelagem Matemática ( MPA13080 )
Unidade:
Departamento de Matemática Pura e Aplicada
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Compreender as diferentes perspectivas e definições de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Desenvolver o espírito crítico do estudante de modo que ele possa utilizar a matemática como ferramenta para resolver problemas em diferentes situações e áreas, compreendendo as diferentes fases e reconhecendo alcances e limites do processo de Modelagem Matemática. Aprender a utilizar a Modelagem Matemática no ensino de Matemática na Educação Básica tanto na introdução quanto na aplicação de conteúdos matemáticos via atividades de Modelagem Matemática.

Ementa
Conceituação sócio-cultural da modelagem matemática, modelagem matemática na Educação Matemática e implicações nos ensinos fundamental e médio,conceituação de fenômenos na linguagem matemática, a prática da modelagem matemática no ensino de matemática – criação e aplicação de modelos. Simulação de modelos para análise de fenômenos ambientais.

Bibliografia
1.  BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002. 2.  ALMEIDA, Lourdes Werle de. Modelagem matemática na educação básica . São Paulo, SP: Contexto, 2011. 3. ZILL, Dennis G. Equações diferenciais com aplicações em modelagem . São Paulo: Thomson, 2003.

Bibliografia Complementar
1. BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino . São Paulo: Contexto, 2000 2. CHWIF, Leonardo; MEDINA, Afonso C. Modelagem e simulação de eventos discretos: teoria & aplicações . São Paulo: Ed. Dos Autores, 2005. 3. BOYCE, William E.; DIPRIMA, Richard C. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno . 8ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. 4. LEITHOLD, Louis. O cálculo com geometria analítica , vol. 2. 3ª ed. SP: Harbra, 1994. 5. MEYER, João Frederico da Costa Azevedo; CALDEIRA, Ademir Donizeti; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem em educação matemática. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013 (coleção tendências em educação matemática).
Carregando...