Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Resolução de Problemas ( MPA13069 )
Unidade:
Departamento de Matemática Pura e Aplicada
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
Espera-se que após a conclusão da disciplina, o aluno tenha condições de escolher e aplicar as melhores técnicas para solucionar problemas sobre temas diversos e que seja capaz de discutir ideias com a produção de argumentos conscientes. Espera-se também que o aluno seja capaz de propor metodologias para utilização da resolução de problemas na Educação Básica.

Ementa
O uso da Resolução de Problemas como estratégia didática para o ensino da Matemática no Ensino Fundamental e Médio, vinculada a situações do cotidiano. Aspectos cognitivos da perspectiva metodológica da Resolução de Problemas. A Resolução de Problemas como tendência da Educação Matemática e as suas possibilidades de aplicação no Ensino Fundamental e Médio. Estudo de caso: a estratégia didática de Resolução de Problemas nas provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Bibliografia
1.  LIMA, Elon Lages et al. Temas e problemas elementares. 2ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Sociedade Brasileira de Matemática, 2006. 2.  POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. 3. DANTE, Luiz R. Formulação e resolução de problemas matemáticos. SP: Ática, 2010.

Bibliografia Complementar
1.  FOMIN, Dmitri; GENKIN, Sergey; ITENBERG, Ilia. Círculos Matemáticos – A experiência russa. IMPA, 2010. 2.   LIMA, Elon Lages et al. Temas e problemas. 3ª ed. Rio de Janeiro: SBM, 2011. 3.  DANTE, Luiz R. Didática da resolução de problemas de matemática. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1998. 4.   POZO, Juan I. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. 5. BROLEZZI, Antônio C. Criatividade e resolução de problemas. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
Carregando...