Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado no Ensino Médio II ( MPA13071 )
Unidade:
Departamento de Matemática Pura e Aplicada
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
3

Objetivos
Espera-se que após a conclusão da disciplina, o aluno esteja apto a atuar como professor do Ensino Médio, integrando conhecimentos teóricos a experiências práticas de elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, bem como de análise e elaboração de materiais didáticos para o ensino de matemática no Ensino Médio.

Ementa
O desenvolvimento mental do aluno na Educação Básica. Descoberta, raciocínio, memorização e formulação de questões pertinentes a educação e ao ensino da matemática. Avaliação, planejamento e intervenção. Estágio supervisionado com observação, acompanhamento, vivências e regência no Ensino Médio. Observação das práticas nos diferentes contextos educacionais: educação no campo e a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e sociocultural em sala de aula.

Bibliografia
1. BARREIRO, Iraíde M. F.; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.  2. LIMA, Elon Lages. Matemática e ensino. 3ª ed. Rio de Janeiro (RJ): SBM, 2007.  3. MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005

Bibliografia Complementar
1.  TOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula . Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 2.   FONSECA, Maria da Conceição F. R. Educação Matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica. Coleção tendências em educação matemática. 3.   LIMA, Elon Lages et al. A Matemática do ensino médio , vol. 2. 6ª ed. Rio de Janeiro: SBM, 2006. 4.   LIMA, Elon Lages; et al. A Matemática do ensino médio , vol. 3. 9ª ed. Rio de Janeiro: SBM, 2006. 5. ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Coleção tendências em educação matemática.
Carregando...