Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II ( MPA13070 )
Unidade:
Departamento de Matemática Pura e Aplicada
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
Espera-se que após a conclusão da disciplina, o aluno esteja apto a atuar como professor do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, integrando conhecimentos teóricos a experiências práticas de elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, bem como de análise e elaboração de materiais didáticos para o ensino de matemática no Ensino Fundamental.

Ementa
O desenvolvimento mental do aluno na Educação Básica. Descoberta, raciocínio, memorização e formulação de questões pertinentes a educação e ao ensino da matemática. Avaliação, planejamento e intervenção. Estágio supervisionado com observação, acompanhamento, vivências e regência nos quatro últimos anos do Ensino Fundamental de Matemática. Observação das práticas nos diferentes contextos educacionais: educação no campo, a diversidade étnico-racial em sala de aula e educação escolar quilombola.

Bibliografia
1. BARREIRO, Iraíde M. F.; GEBRAN, Raimunda A.; Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 2.    LIMA, Elon Lages. Matemática e ensino. 3ª ed. Rio de Janeiro: SBM, 2007. 3.  MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Bibliografia Complementar
1. TOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 2.  PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24ª ed. Campinas, SP. Papirus, 2012. 3. CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 2ª ed. Belo Horizonte. Autêntica, 2013. (Coleção tendências em educação matemática) 4. ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. 2ª ed. Belo Horizonte, Minas Gerais. Autêntica, 2010. Coleção tendências em educação matemática. 5. FONSECA, Maria da Conceição F. R. Educação Matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2 ed. Belo Horizonte, MG. Autêntica. Coleção tendências em educação matemática.
Carregando...