Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado no Ensino Médio I ( MPA13068 )
Unidade:
Departamento de Matemática Pura e Aplicada
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
Espera-se que após a conclusão deste Estágio Supervisionado, o aluno seja capaz de analisar e refletir sobre a gestão educacional e as condições de trabalho do professor no Ensino Médio; os reflexos desta política educacional na qualidade de ensino praticada e no meio social que a escola se insere.

Ementa
O desenvolvimento mental do aluno na Educação Básica. Descoberta, raciocínio, memorização e formulação de questões pertinentes a educação e ao ensino da matemática. Avaliação e planejamento. Estágio supervisionado com observação, acompanhamento e vivências no Ensino Médio. Observação das práticas nos diferentes contextos educacionais: educação no campo e a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e sociocultural em sala de aula.

Bibliografia
1. BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 2.   LIMA, Elon Lages. Matemática e ensino. 3ª ed. Rio de Janeiro: SBM, 2007. 3. MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Bibliografia Complementar
1. TOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 2.  FONSECA, Maria da Conceição F. R. Educação Matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2ª ed. Belo Horizonte, MG. Autêntica. Coleção tendências em educação matemática. 3.   LIMA, Elon Lages et al. A Matemática do ensino médio, 2. 6ª ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2006. 4.  LIMA, Elon Lages; et al. A Matemática do ensino médio, 3. 9ª ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2006. 5.  ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Coleção tendências em educação matemática.
Carregando...