Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I ( MPA13067 )
Unidade:
Departamento de Matemática Pura e Aplicada
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
4

Objetivos
Espera-se que após a conclusão deste Estágio Supervisionado, o aluno seja capaz de analisar e refletir sobre a gestão educacional e as condições de trabalho do professor no Ensino Fundamental; os reflexos desta política educacional na qualidade de ensino praticada e no meio social que a escola se insere.

Ementa
O desenvolvimento mental do aluno na Educação Básica. Descoberta, raciocínio, memorização e formulação de questões pertinentes a educação e ao ensino da matemática. Avaliação e planejamento. Estágio supervisionado com observação, acompanhamento e vivências nos quatro últimos anos do Ensino Fundamental de Matemática. Observação das práticas nos diferentes contextos educacionais: educação no campo, a diversidade étnico-racial em sala de aula e educação escolar quilombola.

Bibliografia
1. BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 2.  LIMA, Elon Lages. Matemática e ensino. 3ª ed. Rio de Janeiro SBM, 2007. MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Bibliografia Complementar
1.   TOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula . Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 2.    PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24ª ed. Campinas, SP. Papirus, 2012. 3.   CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 2ª ed. Belo Horizonte. Autêntica, 2013. (Coleção tendências em educação matemática) 4.   ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Coleção tendências em educação matemática. 5.  FONSECA, Maria da Conceição F. R. Educação Matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica. Coleção tendências em educação matemática
Carregando...