Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução ao Trabalho Científico ( MPA13066 )
Unidade:
Departamento de Matemática Pura e Aplicada
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Evidenciar os fundamentos e métodos pertinentes ao conhecimento científico. Compreender as diversas fases e as principais técnicas para desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos em Matemática – Pura e Aplicada – e Educação Matemática. Elaborar e apresentar um pré-projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.

Ementa
As diferentes formas de conhecimento. O conhecimento científico. Trabalhos científicos. A pesquisa em Matemática – Pura e Aplicada. A pesquisa em Educação Matemática e suas diferentes abordagens teóricas e metodológicas. A aula, a prática profissional e a formação do professor de Matemática como tema de investigação. Confecção e apresentação do pré-projeto do trabalho de conclusão de curso.

Bibliografia
1. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. 2. BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 2ª ed – Petrópolis, RJ: Vozes, 1991. 3. FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª ed. revisada. Campinas, São Paulo, 2012. Coleção formação de professores. 4. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.  5.  MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de. Manual de redação matemática. 1ª ed. Rio de Janeiro: SBM, 2015. 172 p. (Coleção do professor de matemática) 

Bibliografia Complementar
1. POPPER, Karl Raimund Sir. A lógica da pesquisa científica. 2ª ed. São Paulo, SP: Cultrix, 2013. 2. BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho; SOUZA, Antônio Carlos Carrera de. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. 3. BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAUJO, Jussara de Loiola (Org). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 5ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. Coleção formação de professores. 4. CARVALHO, Maria Cecilia Maringoni de. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 4ª ed. Campinas: Papirus, 1994. 5. HEGENBERG, Leonidas. Etapas da investigação científica. São Paulo: EPU, 1976.
Carregando...