Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prática de Ensino ( MPA13065 )
Unidade:
Departamento de Matemática Pura e Aplicada
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
Analisar criticamente livros didáticos e reconhecer que os recursos didáticos têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Entender a importância das metodologias na construção da linguagem matemática e suas representações. Desenvolver metodologias de construção e de análise de situações-problema para sala de aula. Refletir sobre as teorias da aprendizagem, a postura pedagógica do profissional da educação, o ensino e a prática da matemática na atualidade.

Ementa
Pesquisa e análise crítica dos diversos livros didáticos destinados ao ensino da matemática nos ensinos fundamental e médio. Estudo das principais dificuldades de ensino-aprendizagem de Matemática nos ensinos fundamental e médio. Preparação de atividades com materiais concretos, voltadas para o ensino-aprendizagem de Matemática nos níveis fundamental e médio. Crítica e elaboração de metodologias de ensino da aritmética e álgebra, geometria, estatística e probabilidade. As práticas de ensino de matemática nas diferentes culturas étnico-raciais, para educação ambiental e educação financeira.

Bibliografia
1. BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 2.    LIMA, Elon Lages. Matemática e ensino. 3ª ed. Rio de Janeiro: SBM, 2007. 3.  SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Jogos de matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. 4.  SMOLE, Kátia Cristina Stocco. Jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Bibliografia Complementar
1.    LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. 3ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. 2.    LIMA, Elon Lages et al. A Matemática do ensino médio. 6ª ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2006. 3.  LIMA, Elon Lages (Ed.). Exame de textos: análise de livros de matemática para o ensino médio. Rio de Janeiro: VITAE: IMPA: SBM, 2001. 4.   MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. 2ª ed. Belo Horizonte, MG. Autêntica, 2014. Coleção tendências em educação matemática. 5.  ITACARAMBI, Ruth Ribas et al. (Org). Jogo como recurso pedagógico para trabalhar matemática na escola básica: ensino fundamental. 1ª Ed. São Paulo: Liv. Da Física, 2013.
Carregando...