Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Introdução à Educação Matemática ( MPA13056 )
Unidade:
Departamento de Matemática Pura e Aplicada
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Rever o conceito de currículo escolar a partir da distinção entre concepções modernas e concepções críticas da Matemática. Fornecer ao aluno condições favoráveis à sua formação científica no campo da Educação da Matemática, tanto como formador, quanto como futuro pesquisador na área. Desenvolver metodologias de construção e de análise de situações-problema para a sala de aula. Analisar criticamente as tendências atuais em Educação Matemática, abordando questões relacionadas ao seu desenvolvimento. Estabelecer relações entre as tendências em Educação Matemática, criando exemplos práticos para serem aplicados em sala de aula.

Ementa
O Currículo de Matemática e o ensino-aprendizagem da matemática. Pensamento aritmético e algébrico, geométrico e probabilístico em situações de ensino, planejamento e simulação de aulas. Discutir a avaliação no ensino médio e fundamental, numa perspectiva voltada ao ensino da Matemática. As tendências em Educação Matemática. Discutir os conteúdos do Ensino Fundamental e Médio e as práticas educacionais nos diferentes contextos da Educação: educação no campo e educação em comunidades quilombolas.

Bibliografia
1.      PORTANOVA, Ruth (Et al.). Um Currículo de matemática em movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005. 2.      LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. 3ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. 3.   MOREIRA, Plinio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. 2ª ed, Belo Horizonte, MG, Autêntica 2005. Coleção tendências em educação matemática.

Bibliografia Complementar
1.      DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1994. 2.      PARRA, Cecilia; SAIZ, Irma (Org.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996. 3.      GONÇALVES, Carlos Luiz; PIMENTA, Selma Garrido. Revendo o ensino de 2º grau: propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1990. 4.      RABELO, Mauro Luiz. Avaliação Educacional: fundamentos, metodologia e aplicação no contexto brasileiro. 1ª ed. Rio de janeiro. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013. Coleção PROFMAT. 5.   ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Coleção tendências em educação matemática.
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