Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado I ( SEA15290 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
3

Objetivos
Desenvolver estudos teóricos da área de ensino de Física.  Analisar e estabelecer concepções sobre o planejamento, currículo, os diversos recursos de ensino e os processos experimentais.   Iniciar atividades de observação no contexto escolar e coparticipação em aulas de Física na educação básica.   Potencializar espaços de partilhas de experiências entre docentes e licenciandos para reflexão sobre/na ação docente.  

Ementa
Observação participante e desenvolvimento de atividades pedagógicas no contexto escolar. Abordagem etnográfica da cultura escolar e da sala de aula de física. Iniciação à docência por meio do acompanhamento, coparticipação e investigação dos processos didáticos pedagógicos que ocorrem na escola e nas aulas de Física. Concepções e abordagens no ensino de Física na educação básica. Atividades de extensão: formação continuada dos professores supervisores na perspectiva de atualização referente as abordagens atuais para o ensino de Física. A carga horária para estas atividades de extensão deve ser 25 horas.

Bibliografia
CARVALHO, A. M. P. & GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. 10 ed.São Paulo: Cortez, 2011. CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências : unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2004. COELHO, G. R.. Estagio Supervisionado I . Vitória: GM Gráfica e Editora, 2011. 123p

Bibliografia Complementar
BASTOS, F.; NARDI, R. Formação de Professores e práticas pedagógicas no ensino de ciências . São Paulo: Escrituras, 2008   BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física , v.19,n. 3,p.291-313, 2002.  BORGES, A. T.; BORGES, O.; VAZ, A. Os planos dos estudantes para resolver problemas práticos. Revista Brasileira de Ensino de Física , v. 27, n. 3, 2005.   CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P.; Ensinar a ensinar : Didática para a escola fundamental e Média. São Paulo: Thomson Learning, 2001.   CARVALHO, A.M.P.; SASSERON. L.H. Alfabetização científica : Uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciencias, 2011, v. 16(1), p. 59-77.   CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação . 2003. Jan-Abr, p. 89-100   LABURÚ, C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência & Educação . Bauru, v. 9, nº 2, p. 247-260, 2003.   MUNFORD, D; SOUTO, K. C. N.; COUTINHO, F. A.  A etnografia na sala de aula e estudos em educação em ciências: contribuições e desafios para investigações sobre ensino e aprendizagem na educação básica. Investigações em Ensino de Ciências , v. 19, n. 2, p. 263-288, 2014.
Carregando...