Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Seminários Integrados de Ensino, Pesquisa e Extensão III ( SEA15281 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Serão introduzidas novas teorias que não podemos observar no nosso cotidiano e que ainda não foram estudadas em cursos anteriores, mas no decorrer do curso, serão teorias fascinantes e que irão fornecer uma nova visão do mundo que vivemos. Ampliação e aperfeiçoamento da língua portuguesa e da capacidade comunicativa, oral e escrita.

Ementa
Ler artigos da Física aplicada na Escola (Revista Brasileira de Ensino de Física, American Journal of Physics, European Journal of Physics). Conceitos Físicos elementares envolvidos no funcionamento dos dispositivos/equipamentos do nosso dia a dia, preferencialmente relacionados à realidade do aluno (Exemplos: motor de carro, avião, telescópio, celular, microondas).Preparar uma proposta de intervenção em sala de aula.

Bibliografia
·         FEYNMAN, Richard P., Leighton, Robert B. e Sands, Mattthew. Lições de Física de Feynman. Volumes 1, 2 e 3. Porto Alegre: Editora Bookman, 2008. ·         J. J. MENDES PIMENTA, L. F. B. BELUSSI, E. R. T. NATTI, P. L. NATTI. The Higgs bóson. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.35, n.2., p.2306.1 - 2306.14 (2013) ·         E. N. MIRANDA, S. NIKOLSKAYA, R. RIBA. Minimum and terminal velocities in projectile motion. Journal-ref: Revista Brasileira de Ensino da Fisica, 26, 125 (2004)

Bibliografia Complementar
·         D. SOARES. Einstein's static universe. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 1, 1302 (2012) ·         R. AKOGLU, M. HALILSOY, S. HABIB MAZHARIMOUSAVI. Simple system to measure the Earth's magnetic field. The Physics Teacher 48, November 2010, 549 ·         MOREIRA M. A. A Física dos Quarks e a Epistemologia. Disponível em : www.if.ufrgs.br/~moreira. Acesso em Maio de 2014. ·          N. STUDART. The invention of the quantum energy concept according to Planck. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, 22 (4), 523-535 (2000) ·          VIGLIONI, D. SOARES. Note on the classical solutions of Friedmann's equation. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, v. 33, n. 4, 4702 (2011) ·          W. SPALENZA, J. A. NOGUEIRA. Renormalization Theory in the Electrostatic and Vector Potential Calculation. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, vol 22, 2000, 83-87 ·         D. W. WARD. Physics the google way. The Physics Teacher, 43, 6, 381-383, 2005 ·         Artigos de Física aplicada na Escola de revistas tais como: Revista Brasileira de Ensino de Física, American Journal of Physics e European Journal of Physics. ·         Artigos de Física aplicada na Escola de Congressos tais como: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e Simpósio Nacional de Ensino de Física. ·         Dissertações e Teses da área de Ensino de Física
Carregando...