Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Sociologia da Educação ( SEA15280 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Conhecer os principais processos históricos que levaram ao surgimento da Sociologia como ciência; 2. Identificar as principais correntes teóricas presentes no processo de desenvolvimento da Sociologia como ciência; 3. Compreender a utilidade da Sociologia para a interpretação de aspectos do cotidiano da realidade contemporânea; 4. Valorizar a abordagem científica dos fenômenos sociais nos processos de diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de ações junto a grupos sociais específicos.

Ementa
O referencial teórico da educação: educação como processo social de integração, contradição e transformação da sociedade. Desenvolvimento da sociedade brasileira e educação. A educação formal e informal como espaço político da luta pela hegemonia. Relação entre educação e desigualdade social. Estado e educação. Trabalho e educação: aspectos sociológicos.

Bibliografia
BERGER, P & LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1978. 4ª ed. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1984. RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Bibliografia Complementar
CASTRO, Anna M./DIAS, Edmundo F. Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1981. FORQUIN, Jean C. (org.). Sociologia da educação: dez anos de pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1995. FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. São Paulo: Símbolo, 1979. IANNI, Otávio (Org.). Karl Marx. São Paulo: Ática, 1996. PEREIRA, L./FORACCHI, M. Educação e sociedade: leituras de Sociologia da Educação. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1974.
Carregando...