Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Informação, tecnologia e Ciência no Ensino de Física ( SEA15278 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
·         Compreender a natureza da informação, a familiarização com as novas tecnologias e a habilitação para explorar o potencial da tecnologia de informação e comunicação no ambiente escolar, a partir de uma discussão de aspectos psicopedagógicos envolvidos no seu manuseio; Promover a discussão, manuseio e utilização de ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação no contexto educacional; Implementar os recursos da tecnologia da informação para o uso no cotidiano profissional do professor. 

Ementa
Fundamentos psicopedagógicos e enfoques teóricos sobre o ensino/aprendizagem relacionados à integração da tecnologia de informação no processo educacional. Aspectos éticos, políticos, filosóficos e sociais sob e a utilização da informação das novas tecnologias e da informação na educação. ' 'Software'' educacional: filosofia, desenvolvimento e avaliação. Avaliação de ''softwares'' educacionais. Simulação e modelagem no processo de ensino/aprendizagem: sistemas de modelagem e modelagem cognitiva; trabalho cooperativo. Ambientes de aprendizagem: linguagens orientadas para o ensino/aprendizagem, sistemas tutoriais, teleconferências, WWW e internet, fontes de informação e redes de comunicação. Informação, tecnologia e implementação curricular.

Bibliografia
·        CAMILETTI G. G. GOMES T. e FERRACIOLI L. Informação, Tecnologia e Ciência no Ensino de Física. Fascículo impresso pelo ne@ad/UFES. 2011. ·        ANGOTTI, J. A. P., DE BASTOS F. P., SOUSA, C. A. As Mídias e suas Possibilidades: desafios para o novo educador. Tópicos de Ciência e Tecnologia Contemporâneas. Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/men5185. Acesso em 20 de Maio de 2012. ·        MERCADO, L. P. L. Estratégias didáticas utilizando internet. In: MERCADO, L.P. L. (Org.). Experiências com tecnologias de informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2006. 

Bibliografia Complementar
·        CAVALCANTE, M. A.; BONIZZIA, A. e GOMES, L.P.C.. O ensino e aprendizagem de física no Século XXI: sistemas de aquisição de dados nas escolas brasileiras, uma possibilidade real. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 31, p. 4501-1-4501-6, 2009. ·        DAVIS, B. H. & RESTA, V. K. Online collaboration: supporting novice teachers as researchers. Journal of Technology and Teacher Education. Vol.10, Spring 2002. Disponível em: http://www.questia.com/googleScholar.qst?docId=5002470073. Acesso em 20 de Maio de2012. ·        DONELES, P. F. T.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A.. Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 18, p. 99-122, 2012. ·        GIORDAN, M. A internet vai à escola: domínio e apropriação de ferramentas culturais. Educação e Pesquisa, São Paulo, 31, 1, p.57-78, 2005. ·        HAAG, R.; ARAUJO, I. S..VEIT, E. A.. Por que e como introduzir aquisição automática de dados no laboratório didático de Física? Física na Escola, São Paulo, v. 6, n.1, p. 89-94, 2005. ·        MEDEIROS, A. & DE MEDEIROS, C. F. Possibilidades e limitações das simulações computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol. 24, n. 2, Junho, 2002. ·        FIOLHAIS, C. & TRINDADE, J. Física no Computador: o computador como uma Ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol.25, n.3, Setembro,2003. ·        MORIMOTO C. E. Linux, Entendendo o Sistema, Editora GDH Press e Sul editores, 2006. ·        PÓVOA, M. Anatomia da internet: investigações estratégicas sobre o universo digital. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000. ·        Referências diversas constantes no Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Vol. Especial,  n.1 e n.2 , outubro de 2002. 
Carregando...