Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa e prática pedagógica no ensino de Física I ( SEA15275 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
·  Compreender os pressupostos teóricos de ensino e aprendizagem para orientar o desenvolvimento do trabalho do professor em sala de aula; · Desenvolver experimentos de mecânica e elaborar plano de atividades didáticas para sua utilização em sala de aula, em conjunto com outros recursos instrucionais (vídeos, simulações, aplicativos, plataformas digitais, entre outros), tendo como base pressupostos teóricos de ensino e aprendizagem.

Ementa
Abordagens de tópicos e assuntos da Física em sala de aula no Ensino Médio (70%) e Ensino Fundamental (30%), com utilização de experimentos e tecnologias da informação e comunicação, baseadas nas teorias da Aprendizagem Cognitivistas e da Motivação. Perspectivas em sala de aula e no laboratório baseadas nos resultados da pesquisa sobre as Concepções Alternativas, Concepções Espontâneas ou Concepções Intuitivas no ensino de Física. Análise crítica da ação docente e o papel do professor na pesquisa, na produção e socialização do conhecimento sobre material desenvolvido.  Atividades de extensão: Formação continuada de professores supervisores de disciplinas de Estágio Supervisionado ou de outros que manifestem interesse em participar destas atividades, na perspectiva de articulação e desenvolvimento de novas abordagens para o ensino de Física. A carga horária destas atividades será de 15 horas.

Bibliografia
MOREIRA M. A. Teorias de Aprendizagem. Ed. Pedagógica e Universitária LTDA. São Paulo – SP. 1999 BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK J. A.. e GUIMARÃES S. Motivação para Aprender: Aplicações no Contexto Educativo. Ed: Vozes. Petrópolis– RJ: Editora Vozes 2010. BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK J. A.. A Motivação do Aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea.  Ed: Vozes. Petrópolis – RJ. 2009. 

Bibliografia Complementar
MOREIRA M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. Ed. Livraria da Física. São Paulo – SP. 2011. MOREIRA M A e LEVANDOWSKI C E. Diferentes Abordagens ao Ensino de Laboratório. Editora da Universidade – POA. 1983. FEYNMAN, Richard P., Leighton, Robert B. e Sands, Mattthew. Lições de Física de Feynman. Volumes 1, 2 e 3. Porto Alegre: Editora Bookman, 2008. GASPAR A. Atividades experimentais no ensino de física: uma nova visão baseada na teoria de Vigotski . Editora Livraria da Física. São Paulo – SP. 2014. BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19,n. 3,p.291-313, 2002. FERRACIOLI, L. O “V” Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação. Didática Sistêmica, v.1, p.106-125. 2005. Disponível no endereço: www.redisis.furg.br. GASPAR A. Atividades experimentais no ensino de física: uma nova visão baseada na teoria de Vigotski . Editora Livraria da Física. São Paulo – SP. 2014. Artigos de Congressos e Revistas da área de Pesquisa em Ensino de Física. JUNIOR, P. O. M. O V de Gowin no Laboratório Estruturado de Física: Um Estudo Exploratório em Uma Disciplina de Física Experimental de Graduação em Física. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Espírito Santo. 2010. Disponível em www.cce.ufes.br/ppgfis Dissertações de Mestrado do Programa de  Pós-Graduação em Ensino de Física da UFES. Disponíveis em http://www.ensinodefisica.ufes.br/pos-graduacao/PPGEnFis. Acesso em Dez de 2013.
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