Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa e Prática Pedagógica ( SEA15261 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Identificar possibilidades de atuação no contexto educacional de modo coerente, considerando a relação existente entre ciência, pesquisa e prática pedagógica, a partir de uma reflexão teórica que tome por base a pesquisa como princípio formativo.  Conhecer pressupostos teóricos de ensino e aprendizagem para serem utilizados no desenvolvimento de atividdes didáticas.

Ementa
Teorias da Aprendizagem e suas implicações no Ensino de sala de aula. Ensino por investigação. Impactos da motivação no planejamento e execução das aulas. Relação entre pesquisa, formação do professor e prática pedagógica, com vistas ao ensino com pesquisa, considerando suas diferentes interfaces. Análise crítica da ação docente e o papel do professor na pesquisa, na produção e socialização do conhecimento sobre o ensino. Elementos teórico-metodológicos e diferentes enfoques da pesquisa sobre, com e para a prática pedagógica.

Bibliografia
·         FREGUGLIA, J. M. G. & TRAZZI, P. S. S.. Pesquisa e Prática Pedagógica. 1a edição. Vitória - ES: GM, 2011. v.1. 69p. ·         MOREIRA M. A. Teorias de Aprendizagem. Ed. Pedagógica e Universitária LTDA. São Paulo – SP. 1999 ·         AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p.19-33.

Bibliografia Complementar
·         CARVALHO, A. M. P. (org) Ensino de Ciências por investigação: Condições para Implementação na Sala de Aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. ·         BORUCHOVITCH E., BZUNECK J. A. e GUIMARÃES S. Motivação para Aprender: Aplicações no Contexto Educativo. Ed: Vozes. Petrópolis – RJ. 2010. ·         BORUCHOVITCH E., BZUNECK J. A. A Motivação do Aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea.  Ed: Vozes. Petrópolis – RJ. 2009. ·         MOREIRA M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. Ed. Livraria da Física. São Paulo – SP. 2011. ·         MOREIRA M A e LEVANDOWSKI C E. Diferentes Abordagens ao Ensino de Laboratório. Editora da Universidade – POA. 1983. ·         FERRACIOLI L. Espaços Não-Formais de Educação: Educação em Ciência, Tecnologia & Inovação na Região Metropolitana de Vitória – ES. Ed EDUFES. Vitória – ES. 2014. ·         MOREIRA M. A. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/UEPSport.pdf. Acesso em Dez de 2013. ·        BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19,n. 3,p.291-313, 2002. ·        FERRACIOLI, L. O “V” Epistemológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação. Didática Sistêmica, v.1, p.106-125. 2005. Disponível no endereço: www.redisis.furg.br. ·        FERRACIOLI, L. Mapas Conceituais como Instrumento de Eliciação de Conhecimento. Didática Sistêmica, v.5, p.65-77. 2007. Disponível no endereço: www.redisis.furg.br. ·         JUNIOR, P. O. M. O V de Gowin no Laboratório Estruturado de Física: Um Estudo Exploratório em Uma Disciplina de Física Experimental de Graduação em Física. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Espírito Santo. 2010. Disponível em www.cce.ufes.br/ppgfis ·         Dissertações de Mestrado do Programa de  Pós-Graduação em Ensino de Física da UFES. Disponíveis em http://www.ensinodefisica.ufes.br/pos-graduacao/PPGEnFis. Acesso em Dez de 2013. ·         Artigos de Congressos e Revistas da área de Pesquisa em Ensino de Física. ·         ALVES-MAZZOTTI, A. J. & GEWANDSNAJDER, F.. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. ·         BARBIER, R.. O conceito de implicação na pesquisa ação em Ciências Humanas. In: BARBIER, R.. A pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1985, p. 105-128. ·         CORAZZA, S. M.. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2a edição. Rio de Janeiro: DPA, 2002. P.105-131. ·         DEMO, P.. Educar pela pesquisa. 2a edição. Campinas - SP: Autores Associados, 1997.
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