Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia da Educação ( SEA15251 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1) Compreender a implicações da Psicologia na Educação e Pedagogia, 2) Entender alguns princípios da Psicologia que podem ser aplicados na sala de aula pelo professor de Física.

Ementa
Introdução à psicologia da educação. Introdução à psicologia do desenvolvimento.  A criança – características e problemas gerais. O adolescente – características e problemas gerais. Introdução à psicologia da aprendizagem. Oferecer aos alunos os fundamentos teórico-conceituais na área psicológica para o exercício do pensamento crítico sobre teorias e práticas pedagógicas, objetivando uma formação docente consciente e socialmente responsável. Conhecimento: produção, formas e estratégias de avaliação; saber e poder. Educação e sociedade: concepções e conflitos. Estado e Educação: ideologia, cidadania e globalização.

Bibliografia
PINEL Hiran. Fundamentos da Educação I: Psicologia da Educação, Vitória, EDUFES, 2010. ANTUNES, M. A. M. e MEIRA, M. E. M.. Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. AZEVEDO, A. C. P.. Psicologia Escolar: o desafio do estágio. Lorena: Stiliano, 2000.

Bibliografia Complementar
BORUCHOVITCH, E. e BZUNECK, J.A.. A motivação do aluno: Contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001. AQUINO J.G. Confrontos na sala de aula: uma leitura institucional da relação professor-aluno. São Paulo: Summus, 1996.  _______.(org.) Indisciplina da escola: alternativas teóricos práticas. São Paulo: Summus, 1996.  _______.(org.) Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997. CARRETERO, M. Construtivismo e Educação. Porto Alegre, Artes Médicas: 1997. CARVALHO, J.S.F. Construtivismo: uma pedagogia esquecida da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. COLL, C.; PALÁCIOS J.; MARCHESI A (orgs). Desenvolvimento Psicológico e Educação Vol. 1 e 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. COLL, C. et al. Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. Cunha, M.V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. FOULIN J.N. ; MOUCHON S. Psychologie de l´education. Paris: Éditions Nathan, 1998. LA TAILLE, Y. OLIVEIRA, M.K.; DANTAS H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, Summus, 1992. _______. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 2000. MACEDO, L. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. PÉREZ GÓMEZ, A.I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. PERRENOUD P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.
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