Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Introdução à Psicologia da Educação ( TEP14194 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Reconhecer a Psicologia em seus aspectos científicos e a pluralidade teórica em Psicologia; - Identificar conceitos básicos das principais abordagens no campo da Psicologia da Educação; - Avaliar criticamente as relações entre produção de conhecimento psicológico, sua suficiência e qualidade e suas contribuições para a educação; - Propiciar ao aluno o acesso e a construção de conhecimentos que permitam refletir acerca da problemática da criança e do adolescente brasileiro; - Oportunizar ao aluno análises e reflexões acerca da construção histórico-social das noções de criança, famíliae escola; - Analisar a produção do fracasso escolarno cotidiano das escolas públicasbrasileiras; - Empreender análisesa respeito das concepções de aprendizagem presentes no contexto escolar; - Possibilitar análisesacerca dos processos de medicalização da educação.

Ementa
A emergência histórica da psicologia. As diversas abordagens no campo da psicologia. O normal e o patológico como construção do social. As interfaces psicologia e educação. Conhecimento muldimensional e interdisciplinar sobre o ser humano e práticas educativas, incluindo o conhecimento de processos de desenvolvimento de jovens, adolescentes e adultos, nas dimensões física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, artística, ética e biopsicossocial.

Bibliografia
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O. & TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002.   MACHADO, A. M. Avaliação e fracasso: a produção coletivada queixa escolar.In: AQUINO, J. G. (org.) Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1997.   MOYSÉS, M. A. A. Dislexia existe? – Questionamentos a partir de estudos científicos. In: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (org). Dislexia: subsídios para políticas públicas. São Paulo: CRPSP, 2010.

Bibliografia Complementar
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; Grupo Interinstitucional Queixa Escolar. (orgs.) Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.   PATTO, M. H. S. A Produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.   SCHULTZ, Diane P. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Thomson Learning, 2006.   OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.   WOOLFOLK, A. E. Psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
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