Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pedagogia de Paulo Freire na Sala de Aula ( EPS14227 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Possibilitar aos estudantes momentos de reflexão sobre proposta pedagógica de Paulo Freire. Analisando exemplos concretos de práticas pedagógicas freireanas. Elaborar planos de trabalho pedagógico coerentes com essa perspectiva.

Ementa
Discute os fundamentos teóricos e metodológicos da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire com ênfase na práxis docente no âmbito do currículo e na avaliação da aprendizagem.

Bibliografia
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 41ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

Bibliografia Complementar
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2000. FREIRE, Paulo. Dialogando sobre disciplina com Paulo Freire. In: D’ANTOLA, Arlette. Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. 13ª ed. São Paulo: Editora Olho d’água, 2003. FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopes, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. TORRES, Carlos Alberto; O’CÁDIZ, Maria del Pilar; WONG, Pia Lindquist. Educação e democracia: a práxis de Paulo Freire em São Paulo. São Paulo: Cortez: IPF, 2002.
Carregando...