Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação do Campo e Diversidade ( EPS14206 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
• Conhecer o conteúdo programático da disciplina através dos materiais bibliográficos, de depoimento de especialistas, militantes, de trabalho de campo, de exposições e de objetos e outros elementos representativos de diferentes culturas; • Formular um discurso da educação do campo e a diversidade considerando os conceitos estudados e construídos no desenvolver da disciplina. • Adquirir conhecimentos que possibilitem a compreensão dos diferentes sujeitos do campo, analisar as implicações ideológicas que formam os conceitos e preconceitos e seus efeitos na aceitação e exclusão do outro; • Compreender o conceito de diversidade, os múltiplos campos em que o mesmo se aplica, sobretudo no âmbito das relações sociais; • Desenvolver conhecimentos sobre o campo, seu universo, seus sujeitos, suas especificidades e diferenças; • Analisar os estudos contemporâneos que abordam o conceito de ruralidade e campesinato e educação do campo. 

Ementa
Os sujeitos do campo e suas especificidades de formação. Escolarização e experiências de fomento à educação do campo na perspectiva da diversidade, explorando currículos e metodologias produzidas nas práticas pedagógicas das escolas do campo. Os povos do campo e suas relações com o trabalho e a produção da existência. O desafio da formação de sujeitos educadores (as) para as escolas do campo. 

Bibliografia
CALDART, R.S. Pedagogia do movimento sem terra. 3.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004.   CALDART, Roseli Salete, PEREIRA, Isabel Brasil, ALENTEJANO Paulo, FRIGOTTO, Galdêncio (Org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: uma introdução crítica. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2000.   MUNARIM, A. (Org.). Educação do campo: políticas públicas, territorialidades e práticas pedagógicas. Florianópolis, SC: Insular, 2011. 192 p. ISBN 9788574745541 (broch.). 

Bibliografia Complementar
AMARAL, D. M. Mulheres da reforma agrária na educação: os significados de ser pedagoga da terra. 2014. Tese (Doutorado em Educação) Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. p. 119-128. Bergamaschi, M. A; MEDEIROS, J. S. História, memória e tradição na educação escolar indígena: o caso de uma escola Kaingang. Rev. Bras. Hist., 2010, vol.30, no.60, p.55-75. ISSN 0102-0188. CAIADO, K. R.M.; FERREIRA, S.M. Educação especial na educação do campo: 20 anos de silêncio no GT15. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.17, p.93-104, Maio-Ago., 2011. Edição Especial. CALDART, R. S.; PALUDO, C.; DOLL, J. (org) Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, adultos, jovens, crianças e educadores. Brasília, PRONERA: NEAD, 2006. CAMINI, I. Escola itinerante: na fronteira de uma escola nova. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 169-264. MARTINS, J.S. Os camponeses e a política no Brasil. As lutas sociais no campo e seu lugar no processo político.  Petrópolis: Vozes, 1995. p. 21-50. MUNARIM, A; BELTRAME, S; PEIXER, Z. I. (org). Educação do campo: reflexões e perspectivas. 2.ed. Florianópolis: Insluar,. 2011. p. 145- 187. 
Carregando...