Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação Popular e Educação do Campo ( EPS14201 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Compreender o diálogo entre a educação popular e a educação do campo através do estudo de alguns conceitos chaves que estão presentes nas duas áreas. Entender quem são os sujeitos do campo e qual a proposta de educação do campo que foi e está sendo construída por estes sujeitos. Pensar a escola do campo e a formação dos educadores e das educadoras do campo como lócus importantes para romper com o modelo hegemônico de educação que ocorre no espaço rural. Por fim, conhecer e estudar os cursos piloto de Licenciatura em Educação do Campo e a proposta pelo ensino por área de conhecimento. 

Ementa
As contribuições da educação popular para a educação do campo. Os princípios da educação do campo em contraposição à educação rural. Os povos do campo e suas relações com o trabalho e a produção da existência. A construção do Projeto Político e Pedagógico das instituições educativas do campo. O desafio da formação de educadores e educadoras para as escolas do campo. 

Bibliografia
BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006. CALDART, R.S. Pedagogia do movimento sem terra. 3.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004. p.221-292. CALDART, Roseli Salete, PEREIRA, Isabel Brasil, ALENTEJANO Paulo, FRIGOTTO, Galdêncio (Org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.  

Bibliografia Complementar
ARROYO, M. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P.R.; CALDART, R.S. Conferência Nacional: Por uma educação básica do campo. Brasília, 1998. JESUS, S. M. A; MOLINA, M.C. Por Uma Educação do Campo. Contribuições de um projeto de educação do campo. Caderno nº5, Brasília, 2004. p. 13-49  LEITE, Sérgio Celani. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999. p. 27-56 e 81-115. MOLINA, M. SÁ, L. M. (orgs) Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências Piloto. Autêntica Editora, 2011. (Coleção Caminhos da Educação do Campo; 5).  
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