Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Geografia na Educação Básica do Campo ( EPS14243 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
·         Conhecer concepções da Geografia na educação escolar e na formação de professores na Educação do Campo. ·         Compreender e exercitar práticas interdisciplinares no currículo ·         Trabalhar o conceito de currículo Humanizado ·         Exercitar procedimentos de pesquisa docente na Geografia escolar. ·         Trabalhar os conceitos básicos da Geografia. 

Ementa
Ensino de Geografia na Educação do Campo, ambiente, práticas agroecológicas. Pressupostos teórico-metodológicos e didáticos do ensino e desenvolvimento escolar da Geografia na Educação Básica. Práticas Interdisciplinares. Criação, elaboração, seleção, avaliação e uso de recursos didáticos no ensino de Geografia.  

Bibliografia
CARLOS, A. F. A. (org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. CASTELLAR, S. (org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005. CASTROGIOVANNI, A. C. (org.). Ensino de Geografia – práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. 

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, R. D. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. ______Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. PONTUSCHKA, N. ; PAGANELLI, T. & CACETE, N. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais, rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.   SCHÄFFER, N. O. et alli. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. VENTURI, L. A. B. (org) Praticando Geografia: técnicas de campo e de laboratório. São Paulo: Oficina de Textos, 2005. 
Carregando...