Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Gestão Educacional ( EPS14208 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Formar professores com conhecimentos específicos no desempenho de função de  gestores da escola pública, oferecendo elementos teórico-práticos para favorecer a educação escolar básica com qualidade social. 

Ementa
Educação e gestão educacional. Sociologia da escola como organização educativa. Políticas e práticas organizacionais e administrativas. Planejamento participativo. Gerenciamento de recursos. Avaliação institucional.  

Bibliografia
CALDART, Roseli Salete, PEREIRA, Isabel Brasil, ALENTEJANO Paulo, FRIGOTTO, Galdêncio (Org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: uma introdução crítica. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2000. VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 6. ed. Campinas: Papirus, 1995.

Bibliografia Complementar
BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Art. 206. BRASIL, Lei 9.394, de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. CALDART, Roseli Salete, PEREIRA, Isabel Brasil, ALENTEJANO Paulo, FRIGOTTO, Galdêncio (Org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. CALDART, Roseli Salete; Elementos para a construção do Projeto Político Pedagógico para a Educação do Campo. In: MOLINA, Monica Castgna; JESUS, Sonia M. S. Azevedo de (orgs). Coleção Por Uma Educação do Campo: Contribuições para a Construção de um Projeto de Educação do Campo. Volume 5. Brasília, DF: 2004 PIRES, Angela Monteiro. Educação do campo como direito humano. São Paulo: Cortez, 2012.  VIEIRA, Sofia Lerche. Educação básica: política e gestão da escola. Brasília, DF: Liber Livro, 20019.   VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 6. ed. Campinas: Papirus, 1995. 
Carregando...