Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado I - Gestão Escolar ( EPS14230 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
- Compreender a estrutura organizacional da escola pública e a estrutura de uma escola pública do campo; - Analisar a legislação educacional e identificar a sua relação com a organização da escola de educação básica; - Compreender o processo de elaboração do projeto Político Pedagógico e os limites e possibilidades de sua articulação no âmbito da gestão escolar; - Conhecer os mecanismos da gestão democrática e estabelecer a diferença da gestão democrática preconizada na política educacional e a base da gestão democrática da escola do campo; - Identificar as formas como a escola se articula com a comunidade de seu entorno. 

Ementa
Estrutura organizacional da escola do campo. Legislação sobre organização escolar. Projeto político-pedagógico e educação do campo. Mecanismos de ação democrática da escola. Articulação escola-comunidade.  

Bibliografia
CALDART, Roseli Salete, PEREIRA, Isabel Brasil, ALENTEJANO Paulo, FRIGOTTO, Galdêncio (Org).  Dicionário da Educação do Campo  . Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. PISTRAK, M.M. Fundamentos da Escola do Trabalho . São Paulo, Expressão Popular, 3 ed,2011. PISTRAK, M.M. A Escola-Comuna . São Paulo, Expressão Popular, 2009.  

Bibliografia Complementar
CALDART, Roseli Salete.  Pedagogia do Movimento Sem Terra  : escola é mais do que escola. Petrópolis: Editora Vozes, 2000. CALDART, Roseli Salete; FREITAS Luiz Carlos de; Sapelli, Marlene Lucia Siebert    Caminhos para a transformação da escola –  Vol. 3: Expressão Popular, 2015. CARVALHO, NatályaDayrell de.    A proposta de educação e a pedagogia do MST  . Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/cursos/geografia/CDROM_IXSG/Anais%20-%20PDF/Natalya%20Dayrell.pdf. DALMAGRO, Sandra  . Os complexos de estudo da pedagogia socialista russa nas escolas do MST   . Disponível em:   http://www.anpedsul2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2015/11/eixo21_SANDRA-LUCIANA-DALMAGRO.pdf .  PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente . 6.ed. São Paulo: Cortez, 2008 
Carregando...