Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Profissão Docente no campo ( EPS14229 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Conhecer-reconhecer a história da formação docente e profissão docente no campo, seus avanços e retrocessos; - Discutir a relação especificidade formativa e profissional do campo à luz da perspectiva de particularidade e totalidade; - Produzir saberes e fazeres da educação do campo como arcabouço teórico-prático pedagógico da docência e suas identidades.  

Ementa
A história da formação e profissão docente no campo. A especificidade formativa do campo. Profissionalização x proletarização da docência. Saberes profissionais da docência no campo. Organização docente. Identidade profissional docente. Saberes e fazeres da docência nas escolas do campo. Formação Continuada.  

Bibliografia
CATANI, Denice Bárbara. Estudos de História da Profissão Docente. In LOPES. Eliane Marta Teixeira. FILHO, Luciano Mendes Faria. VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de Educação no Brasil. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. CÔCO. Valdete. Auxiliar de Educação Infantil. In: OLIVEIRA, D. A. DUARTE, A.M.C. VIEIRA, L. M. F. (Orgs.). Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, CD-ROM, 2010.   GERKE DE JESUS, Janinha. Formação e Profissão Docente no Campo. Curitiba: Appris, 2018. 

Bibliografia Complementar
ARROYO, Miguel Gonzalez. Formação de Educadores do Campo. In CALDART, Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. (ORGs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Lutar com a palavra: escritos sobre o trabalho do educador. Rio de Janeiro: Graal, 1982. FICHTNER, Bernad. Et Al. (Orgs.) Cultura, Dialética e Hegemonia: pesquisas em educação. Vitória, ES: EDUFES, 2013. FOERSTE, Erineu. Parceria na Formação de Professores: do Conceito à Prática. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2002.    SILVA, Adenilde Stein. Et Al (Orgs.). Educação do Campo: Saberes e Práticas. Vitória, ES: EDUFES, 2012. 
Carregando...