Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Seminário Integrador ( COL14320 )
Unidade:
Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Fazer uso dos conceitos e linguagens próprios das metodologias de pesquisa; - Produzir relatório final da investigação em curso, bem como socializar os conhecimentos produzidos no meio acadêmico e comunitário.  

Ementa
Intervenção e análise das ações desenvolvidas. Produção do relatório final. Apresentação dos resultados da pesquisa.  

Bibliografia
SEVERINO, Antônio. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003. FREITAS, Luis Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico) VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 

Bibliografia Complementar
SEVERINO, Antônio. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 3, p. 619-634, set./dez. 2006. SAVIANI, Dermeval. Epistemologias da política educacional: algumas precisões conceituais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. Publicação continuada de la Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe, v. 2, p. 1-5, 2017.  FRIGOTTO, Gaudêncio. As novas e velhas faces da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATA, M. (Org.). Teoria e educação no labirinto do capital. São Paulo: Expressão Popular, 2016. PAQUAY, L. Formando Professores Profissionais: quais estratégias? Quais competências. Porto Alegre: Artmed, 2001. PESSIS-PASTERNAK, G. A Ciência: Deus ou diabo? São Paulo: EdUnesp, 2001.  
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