Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado III - Ensino Médio ( LCE14232 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Vivenciar a docência no Ensino Médio considerando a inter-relação entre os processos de problematização da realidade educacional, de intervenção pedagógica e de pesquisa e produção de conhecimento sobre o ensino. Possibilitar aos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo o contato com o ambiente profissional no qual poderão atuar como docentes (escola no ou do campo que atende o Ensino Médio). Favorecer a reflexão sobre a prática, a elaboração de estratégias de ação pedagógica e o exercício da prática profissional no contexto das escolas do Campo de Ensino Médio. 

Ementa
Problematização, investigação e reflexão sobre a docência e práticas escolares no Ensino Médio voltado para estudantes do Campo. O planejamento, a observação e a prática pedagógica do professor das áreas de Ciências Humanas e Sociais e de Linguagens no Ensino Médio do Campo. 

Bibliografia
BRASIL (MEC). Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999. PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria Socorro L. Estágio e Docência. São Paulo. Cortez Editora. 2004. PIRES, Angela Monteiro. Educação do campo como direito humano. São Paulo: Cortez, 2012. 

Bibliografia Complementar
AUED, Bernardete W; VENDRAMINI, Célia R. (orgs.). Temas e problemas no ensino em escolas do campo. São Paulo: Outras expressões, 2012. CALDART, Roseli S. (org.). Caminhos para a transformação da escola: reflexões desde as práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2010. GHEDIN, Evandro (org.). Educação do campo: epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012.   LEÃO, Geraldo; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel (orgs.). Juventudes do Campo. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.   PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberespedagógicos e atividade docente. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008. SILVA, Lourdes Helena da.As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias?. Curitiba, PR: CRV, 2012. 
Carregando...