Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado IV - EJA ( EPS14233 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Propiciar aos estudantes momentos de problematização, investigação e reflexão sobre a docência e práticas escolares na Educação de Jovens e Adultos voltada para estudantes do Campo. Refletir e propiciar observações e momentos de elaboração de planejamentos e práticas pedagógicas de EJA nas áreas de Ciências Humanas e Sociais e de Linguagens no contexto das escolas do campo.  

Ementa
Prática educativa com jovens e adultos em processo de escolarização. Cultura e cotidiano escolar: sujeitos, saberes, espaços e tempos. Planejamentos e avaliações. Identidade dos sujeitos da escola: classe social, gênero, sexualidade e etnia. 

Bibliografia
FRAGO, Vinão Antônio. Alfabetização na sociedade e na história . Porto Alegre: Artes Médica, 1993. FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos . Paz e Terra. GADOTTI, Moacir, ROMÃO JoséE. (orgs.). Educação de jovens e adultos : teoria prática e proposta. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000. (Guia da escola cidadã). 

Bibliografia Complementar
BRASIL. AÇÃO EDUCATIVA/MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO . Educação de jovens e adultos : proposta curricular para o 1° segmento do ensino fundamental. São Paulo/Brasilia, 1997. DAUSTER, Tânia. Oralidade e escrita : notas para pensar as práticas de alfabetização. In: Construção coletiva: contribuição a educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005. FONSECA, Maria da Conceição F.R. Educação matemática de jovens e adultos : especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. FREIRE, Paulo. A educação na cidade . 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995.  FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Trad. Rosiska Darcy de Oliveira. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
Carregando...