BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
CALDART, Roseli Salete; PALUDO, Conceição; DOLL, Johannes (Org.). Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, adultos, jovens, crianças e educadores - Brasília: PRONERA : NEAD, 2006. https://www.academia.edu/9641379/Roseli_Salete_Caldart_Conceição_Paludo_Johannes_Doll_Como_se_formam_os_sujeitos_do_campo_Como_se_formam_os_sujeitos_do_campo_Idosos_adultos_jovens_crianças_e_educadores?
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Novos enfoques da pesquisa educacional . 7. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2010.
NOSELLA, Paolo. Origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth . Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MOLINA, M.C. Educação do campo e Pesquisa II : questões para reflexão. (org). Brasília: MDA/MEC, 2010.