Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa, Extensão e Prática Pedagógica na Educação do Campo I ( TEP14234 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
-Produzir saberes e práticas sobre os diferentes espaços educativos a partir da construção do diagnóstico da escola e da comunidade; - Inserir-se como sujeito pesquisador e fazer uso dessa como princípio educativo; - Produzir diálogos críticos acerca da realidade em interface com os pressupostos da Educação do Campo e da Pedagogia da alternância.  

Ementa
A escola seus espaços e tempos educativos. A pesquisa como princípio educativo. Metodologias de pesquisa e atividade de pesquisa e extensão com elaboração de diagnóstico relativo às condições pedagógicas, físicas, didáticas, humanas, ambientais, sociais, culturais, políticas da escola e da comunidade com ênfase nas várias etapas que caracterizam os processos de investigação científica e assumindo como referências as dimensões sócio-cultural, políticas, artísticas e ambiental da educação do campo e suas interfaces com a Pedagogia da Alternância. A organização dos espaços e tempos escolares, dos processos de gestão e formação a partir das práticas empreendidas na Pedagogia da Alternância (Fundamentos da Alternância, princípio educativo, auto-organização). 

Bibliografia
BEGNAMI, João. Pedagogia da Alternância como sistema educativo. In: Formação por Alternância . v. 1, n. 2. Brasília: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas, 2006. CALDART, Roseli Salete; FREITAS, Luiz Carlos; SAPELLI, Marlene Lucia Siebert. (Orgs.). Organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo: ensaios sobre complexos de estudo. São Paulo: Expressão Popular, 2015. DEMO, Pedro. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. 6.ed. São Paulo: Cortez, 1999.

Bibliografia Complementar
FREIRE, Paulo.  Educação como prática da liberdade.  38. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2014. CALDART, Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. (ORGs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. FICHTNER, Bernad. Et Al. (Orgs.) Cultura, Dialética e Hegemonia : pesquisas em educação. Vitória, ES: EDUFES, 2013. MOLINA, M.C. Educação do campo e Pesquisa II : questões para reflexão. (org). Brasília: MDA/MEC, 2010. GARCIA, Regina Leite (Org.).  Aprendendo com os movimentos sociais.  Rio de Janeiro: Sepe/DP&A, 2000. SILVA, Adenilde Stein. Et Al (Orgs.). Educação do Campo: Saberes e Práticas. Vitória, ES: EDUFES, 2012. 
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