Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Teoria Pedagógica ( LCE14199 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Conhecer concepções da/ na educação escolar e na formação de professores no/do campo - Exercitar procedimentos de pesquisa docente na Educação escolar. - Trabalhar teorias que orientam os amplos campos de estudos em Educação.   

Ementa
Concepções de educação. Matrizes pedagógicas construídas ao longo da história do pensamento educacional. Clássicos do pensamento social e pedagógico. 

Bibliografia
CALDART, Roseli S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 2a ed., Petrópolis: Vozes, 2000.   FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17a ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.   SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 8a. ed. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1985. 

Bibliografia Complementar
ARROYO, Miguel G. Trabalho: educação e teoria pedagógica. In.: FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 138-165. LIBÂNEO, José Carlos. A Didática e as Tendências Pedagógicas. In CONHOLATO, M. Conceição et al. (orgs).A Didática e a Escola de 1° grau. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1991. LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001. MANACORDA, M. A. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. NOSELLA, Paolo. O trabalho como princípio educativo em Gramsci. In.: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.) Trabalho, educação e prática social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.  SILVA, L. H. As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Viçosa: UFV, 2003.  SOUZA, M. A. de. Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis: Vozes, 2006.  RIBEIRO, M. Movimento camponês, Trabalho e Educação: liberdade, autonomia, emancipação: princípios, fins da educação. São Paulo: Expressão Popular, 2010.  MARTINS, F. J. (Org). Educação do campo e formação continuada de professores. Porto Alegre: Est Edições, 2008.  THERRIEN J. (Org.). A professora rural: o saber de sua prática social na esfera da construção social da escola no campo. São Paulo: Papirus, 1993. 
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