Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação e Inclusão ( TEP12271 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
·   Analisar a construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas; ·   Discutir os processos de exclusão e inclusão na educação em suas múltiplas perspectivas; ·   Promover a reflexão histórico-conceitual-filosófica referente à educação de alunos com necessidades educacionais especiais; ·   Conhecer a legislação vigente referente à inclusão educacional; Refletir sobre a diversidade humana na escola regular, a partir da formação do professor e de propostas teórico/práticas inclusivas.

Ementa
Diferentes abordagens sobre Educação e diversidade. Perspectivas histórico-culturais e psicossociais. Legislação e políticas públicas em educação especial no Brasil e no Espírito Santo; os sujeitos da educação. O cotidiano educacional, o contexto escolar, a diversidade e a escola inclusiva.

Bibliografia
  BIBLIOGRAFIA BÁSICA   CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO & GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR (Orgs.). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.  FREITAS, M. C. (Org.). História social da infância no Brasil. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 163-185. MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. 

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR   BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf .  CAPELLINI, V. L. M. F.; MENDES, E. G. História da educação especial: em busca de um espaço na história da educação brasileira. In: NASCIMENTO, M. I. M.; LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Orgs.). Anais do VII Seminário Nacional do HISTEDBR, realizado de 10 a 13 de julho de 2006. Campinas-SP:Graf. FE, 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/ acer_histedbr/seminario/seminario7/TRABALHOS/V/Vera%20lucia%20messias%20fialho%20capellini.pdf.  GARCIA, R. M. C. Política de Educação Especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação. v. 18, n. 52, jan.-mar.2013.p.101-120.Disponível em: http://www.scielo.br/ scielo.php? script=sci_ arttext&pid=S141324782013000100007&lng=pt&nrm=isso RODRIGUEZ, E.R.Disbicicléticos. Disponível em: http://api.ning.com/files /U0AVt6ivGm7P2eymEA331 lUug8y1RcRzmxxM271C1aHpH jwh1xA5zpxcr1OcasaC0havy2 KP40fg57i vbxI85V JvAoN5VHeM/Disbiciclticos.pdf. UNESCO. Declaração de Salamanca. Princípios, Políticas e Prática em Educação Especial. Espanha, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ seesp/ arquivos/ pdf/salamanca. pdf.  UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos. Conferência Mundial de Educação para Todos. Jomtien, Tailândia: março de 1990. Disponível em: http://www.Dominiopublico.gov.br /download/texto/ue000108.pdf.
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