Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Seminário de Geografia ( EPS14249 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Conceber as concepções da Geografia na educação escolar e na formação de professores na Educação do Campo. Compreender os pressupostos filosóficos básicos para construção do pensamento geográfico. Exercitar procedimentos de ensino e pesquisa docente na Geografia escolar. Trabalhar os conceitos básicos da Geografia. 

Ementa
Pressupostos Filosóficos do Pensamento Geográfico. Conceitos fundamentais do Ensino de Geografia: espaço, região, lugar e território. Pressupostos teórico-metodológicos do ensino de Geografia na Educação do Campo. Os procedimentos didáticos no ensino de Geografia e no cotidiano escolar. Linguagem cartográfica básica. Criação, elaboração, seleção, avaliação e uso de recursos didáticos no ensino de Geografia. 

Bibliografia
ALMEIDA, Rosangela (Org). Cartografia escolar. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2007. 224 p. CARLOS, A. F. A. (org.). A Geografia na sala de aula.São Paulo: Contexto, 1999. CASTROGIOVANNI, A. C. (org.). Ensino de Geografia – práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. 

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, R. D. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. ______Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. CASTELLAR, S. (org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005. PONTUSCHKA, N. ; PAGANELLI, T. & CACETE, N. Para ensinar e aprender Geografia.São Paulo: Cortez, 2007. GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais, rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 
Carregando...