Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos em Geografia ( EPS14241 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
·         Conhecer concepções da Geografia na educação escolar e na formação de professores na Educação do Campo ·         Exercitar procedimentos de pesquisa docente na Geografia escolar. ·         Trabalhar os conceitos básicos da Geografia. 

Ementa
Temas emergentes de Geografia da/na contemporaneidade. Pesquisas científicas e conhecimento geográfico. Geografia e educação do campo. Processos formativos e ensino de geografia na Educação do Campo. 

Bibliografia
BUFFA, Ester; ARROYO C.; MIGUEL G.; NOSELLA, Paolo. Educação e Cidadania: quem educa  o cidadão? 4. Ed. – São Paulo:Cortez, 1993. 94p. CASTELLAR, S. (org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005. SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções de território.1 ed. São Paulo. 

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, R. D. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. ______Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. PONTUSCHKA, N. ; PAGANELLI, T. & CACETE, N. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais, rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.   SCHÄFFER, N. O. et alli. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006. 473 p. VENTURI, L. A. B. (org) Praticando Geografia: técnicas de campo e de laboratório. São Paulo: Oficina de Textos, 2005. 
Carregando...