Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia da Pesquisa Científica ( EPS14198 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Produzir saberes e fazeres pautados no uso da pesquisa como possibilidade formativa dos sujeitos do campo. - Conhecer-reconhecer as concepções de conhecimento científico e os fundamentos teórico e metodológicos dos processos de investigação científica; - Identificar as diversas possibilidades da tipologia da pesquisa e seus usos na Educação.   

Ementa
Concepções de conhecimento científico. Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa científica.Pesquisa na Pedagogia da Alternância. Planejamento e elaboração de projetos depesquisa. Tipos de pesquisa. Levantamento bibliográfico e revisão da literatura.Documentação, fontes, coleta e tratamento de dados. Comunicação dos resultados dapesquisa. Resumos, pôsteres, relatórios, monografias e seminários. Ética e pesquisa em educação. Aspectos técnicos egráficos da apresentação dos resultados, citações e referências bibliográficas. 

Bibliografia
FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2001.
  LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999.  SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22ª. ed. São   Paulo: Cortez, 2002.  

Bibliografia Complementar
BARBIER, Rene. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Repensando a Pesquisa Participante (3ª. Ed.). São Paulo: Brasiliense,1987. DEMO, Pedro. A Metodologia Científica nas Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1981. JESUS, JaninhaGerke de. Formação dos Professores na Pedagogia da Alternância:saberes e fazeres do campo. Vitória, ES: GM, 2011. SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2010. SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 10 ed. São Paulo: Cortez, 1991.   
Carregando...