Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ensino de História na Educação do Campo ( EPS14247 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
·      Conhecer fundamentação teórico-prática para aprofundamento de temas específicos da História. ·      Identificar as diferentes teorias e métodos utilizados nas pesquisas sobre o ensino de História na Educação do Campo. ·      Analisar, criticamente, as pesquisas em voga sobre o ensino de História na Educação do Campo. ·      Posicionar-se a respeito do referencial teórico e metodológico que melhor condiga com as suas práticas educativas em escolas do campo. Desenvolver práticas de ensino que utilizem os mais variados recursos didáticos e fontes históricas. 

Ementa
Fundamentação teórico-prática para aprofundamento de temas específicos da História. Elaborações conceituais e práticas para desenvolvimento do ensino da História na Educação do Campo.  Exercício de pesquisa e registro formal de pesquisas relativas ao ensino da História na Educação do Campo. 

Bibliografia
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. BURKE, Peter. (Org.). A Escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo :Paz e Terra, 2011. 

Bibliografia Complementar
CARMO, F. G. H. Representações docentes sobre o ensino de história no campo: o que dizem os professores acerca das suas vivências pedagógicas nas comunidades rurais de Mossoró. IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL” Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – 31/07 a 03/08/2012 – Anais Eletrônicos. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/5.12.pdf>. Acesso em 27 marc. 2016. FREIRE, Paulo, FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. LINHARES, Maria Yedda (Org.) et. al. História geral do Brasil. 6.ed.Rio de Janeiro: Campus, 1996. Capítulo 5. RIEGER, L. G.; PINTO, P. A. Ensino de história na escola do campo e as diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo – DOEBEC. Revista Latino-Americana de História Vol. 2, nº. 6 – Agosto de 2013 – Edição Especial. Disponível em: <http://projeto.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/viewFile/242/195>. Acesso em 27 marc. 2016. SANTOS, Bicalho dos. Educação do campo e ensino de História: possibilidades de formação. Florianópolis, v. 12, n. 01, p. 183 – 196, jan. / jun. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2032/1746. 
Carregando...