Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos em História ( EPS14242 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
·      Caracterizar a organização social das primeiras sociedades agrícolas da humanidade. ·      Entender as sociedades orientais e ocidentais antigas por meio do debate historiográfico e da leitura de documentos de referência; ·      Analisar os aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais das sociedades africanas no tempo histórico; ·      Compreender a transição do mundo medieval para o moderno e sua consolidação enquanto uma nova época histórica; ·      Analisar processos históricos e discussões historiográficas a respeito da História da América; ·      Conhecer as transformações mais significativas do mundo contemporâneo por intermédio da historiografia e dos documentos que abordam o período. ·      Compreender, em suas múltiplas dimensões, o processo histórico de formação e desenvolvimento da sociedade brasileira, no Brasil Colônia, por meio das diferentes abordagens historiográficas e dos documentos. 

Ementa
Características das sociedades orais onde emergiram as primeiras práticas agrícolas. Historiografia a respeito da Antiguidade Oriental e Ocidental: economia, sociedade e política. A diversidade de organização social, cultural e econômica do continente africano. O Medievo europeu e suas características. O período de transição do mundo feudal para o mundo capitalista. Temas e problemas no campo da História da América. Os principais processos históricos que contribuíram para a formação do mundo contemporâneo. A história da sociedade brasileira tendo como recorte temático as questões relacionadas ao campo. 

Bibliografia
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. Porto, Portugal: Afrontamento: 1979. HOBSBAWM,Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914 – 1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995. MARTINS, José de Souza. O poder do atraso. São Paulo: Hucitec, 1994. 

Bibliografia Complementar
AZEVEDO, Cecília; RAMINELLI, Ronald (orgs.). História das Américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. IANNI, Octavio. Origens agrárias do Estado brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 1984. MOKHTAR, Gamal (org.). História da África II: África Antiga. Brasília: UNESCO, 2010. MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1986. THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 
Carregando...