Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução aos estudos históricos para a educação do campo ( EPS14240 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
·       Conhecer, analisar e comparar as principais tendências contemporâneas da historiografia, suas perspectivas teóricas, abordagens temáticas e novos problemas; ·       Refletir sobre o trabalho do historiador e os critérios de seleção dos recortes temáticos, cronologias, fontes, abordagens e documentos; ·       Dominar as técnicas de estudo em história em aplicá-las na produção histórica nas escolas do campo. 

Ementa
A abordagem referente aos saberes históricos e às produções acadêmicas desta área do conhecimento. Os principais pressupostos da ciência histórica: fontes, objetos e métodos. Os lugares de produção do conhecimento histórico e as concepções de história ao longo do tempo, bem como as várias vertentes teóricas do campo historiográfico.  

Bibliografia
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador . Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. CARDOSO, Ciro Flamarion; VAIFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. DOSSE, François. A história em migalhas: dos Annales à Nova História . Campinas: Editora da UNICAMP, 1994. 

Bibliografia Complementar
BENTIVOGLIO, Julio. História e distopia: a imaginação histórica no alvorecer do século 21. Serra\ES: Editora Multifontes, 2017.  LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (orgs.). História: novos objetos . Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (orgs.). História: novos problemas . Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. LE GOFF, Jacques. História e memória . Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990. THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros : uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. 
Carregando...