Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Sociologia da Educação ( EPS14207 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Compreender a educação como um fenômeno social complexo que pode ser compreendida de várias perspectivas;   - Refletir os movimentos paradoxais da educação como espaço de reprodução e/ou emancipação social;   - Analisar a complexidade os desafios sociais colocados para os educadores na sociedade moderna e contemporanea;   - Relacionar a formação do pensamento social da modernidade à realidade brasileira;   - Entender o processo das escolas do campo nas dinâmicas da inclusão e exclusão social. 

Ementa
Educação como processo de socialização. A visão de Educação na sociologia clássica (Emile Durkheim, Max Werber e Karl Marx). O pensamento social e educacional na sociedade brasileira. Aspectos políticos e sociológicos da educação do campo. 

Bibliografia
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade . Petrópolis: Vozes, 1993. DURKHEIM, Emile. Educação e sociologia . Petrópolis: Vozes, 2013. RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação . Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. 

Bibliografia Complementar
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias . Petrópolis: Vozes, 2014. ARROYO, Miguel González; MOLINA, Mônica Castagna; CALDART, Roseli Salete (Org.). Por uma educação do campo . Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação . São Paulo: Brasiliense, 1986. FORACCHI, Marialice Mencarini; MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade : Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2002. BOURDIEU, Pierre (Org.). A miséria do mundo . Petrópolis: Vozes, 1997. 
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