Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos em Sociologia ( EPS14244 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Discutir os aspectos históricos, políticos e sociais da modernidade que fomentaram o surgimento da sociologia como ciência; - Compreender a realidade social como um fenômeno social complexo que pode ser compreendida de várias perspectivas; - Refletir os paradigmas clássicos da sociologia a partir de seus principais representantes e paradigmas; - Relacionar a formação do pensamento sociológico clássico à realidade brasileira vivida no campo e nas cidades; - Analisar criticamente os processos de exclusão e desigualdade social historicamente produzidos na sociedade brasileira. 

Ementa
O surgimento da sociologia enquanto ciência: aspectos históricos, políticos e sociais. Emile Durkheim e o paradigma funcionalista. Max Weber e a sociologia compreensiva. Karl Marx e o paradigma crítico-emancipatório. A sociologia clássica enquanto instrumento crítico e analítico na compreensão dos fenômenos ligados a realidade urbana e rural na sociedade brasileira. 

Bibliografia
COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2010. MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 26. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. rev. e atual. Belo Horizonte: UFMG, 2009. 

Bibliografia Complementar
BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2007. ______. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. FERNANDES, Florestan. A contestação necessária: retratos intelectuais de inconformistas e revolucionarios. São Paulo: Ática, 1995 SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005. ______. Conhecimento prudente para uma vida decente: 'um discurso sobre as ciências' revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. STÉDILE, João Pedro (Org.). A Questão agrária no Brasil. 2. ed. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2012.  
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