Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS ( VET10127 )
Unidade:
Departamento de Medicina Veterinária
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
·           Compreender a Libras como primeira língua do surdo com aspectos gramaticais, sociais e culturais da comunidade surda. ·         Conhecer os diversos profissionais envolvidos na educação de surdos – intérpretes, professores bilíngues, professores e instrutores de LIBRAS ·          Perceber a importância da LIBRAS para a inclusão do surdo na escola e na sociedade ·          Conhecer a legislação específica que trata da inclusão dos surdos no sistema educacional. ·          Identificar as diferentes correntes teóricas e metodológicas da educação de surdos ·           Desenvolver um vocabulário mínimo / inicial da LIBRAS

Ementa
 A língua de sinais. A representação social dos surdos. A cultura surda. A identidade surda. Sinais básicos na conversação.

Bibliografia
 BRASIL, Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 . Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília   24 de abril de 2002, disponível em : http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm BRASIL. Decreto-lei nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília 23 de dez. 2005. Disponível em : http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm QUADROS, R.M. KARNOPP, L.B. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. SKLIAR, C. A Surdez. Porto Alegre: Mediação, 1998

Bibliografia Complementar
Dicionário de LIBRAS – 2.0 – disponível em : www.acessobrasil.org.br CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Valquíria Duarte; MAURÍCIO, Aline Cristina L. Novo Deit LIBRAS: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras). São Paulo: Edusp, vol.1 e vol.2, 2013. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica : diversidade e inclusão / Organizado por Clélia Brandão Alvarenga Craveiro e Simone Medeiros. – Brasília : Conselho Nacional de Educação : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, 2013. GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da comunidade surda. São Paulo: Parábola editorial, 2009. LODI, Ana Claudia Balieiro; LACERDA, Cristina B. F. de (Org.). Uma Escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. 2. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2010
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