Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Gestão de Empresas no Agronegócio ( ZOO05562 )
Unidade:
Departamento de Zootecnia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: 1. Entender os principais conceitos de administração. 2. Compreender a importância dos conceitos básicos e primordiais da administração para a gestão de empresas. 3. Compreender os fatores que influenciam a produção e a comercialização no agronegócio. 4. Conhecer os princípios cooperativistas. 5. Ter noção de gestão da qualidade. 6. Aplicar os princípios básicos de gerência e administração geral na solução dos problemas das empresas rurais. 7. Entender a importância do planejamento de empresas no agronegócio.

Ementa
Fundamentos do agronegócio. Macrotendências do agronegócio. Comercialização de produtos agroindustriais. Marketing no agronegócio. Agribusiness cooperativo. Gestão da qualidade no agronegócio. Gestão da produção rural no agronegócio.   

Bibliografia
BATALHA, M.O. (coord.) Gestão Agroindustrial. São Paulo: Editora Atlas, Vol. 1. GEPAI: Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais, 2007. 778p. CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. 634p. MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2011. 491p.

Bibliografia Complementar
BACHA, CARLOS JOSÉ CAETANO. Economia e política agrícola no Brasil. São Paulo: Atlas, 2004. 226p. BATALHA, M.O. (coord.) Gestão Agroindustrial. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, Vol. 2. GEPAI: Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais, 2001. 383p. CHIAVENATO, I. Planejamento Estratégico, fundamentos e aplicações. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 341p. MENDES, J. T. G.; PADILHA JR. J. B. Agronegócio: uma abordagem econômica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 369 p.  
Carregando...