Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos Educacionais em Biblioteconomia ( BIB12434 )
Unidade:
Departamento de Biblioteconomia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender, histórica e politicamente, a educação como processo de constituição de sujeito e como direito fundamentale refletir acerca da função da biblioteca e do bibliotecário no processo ensino e aprendizagem, de forma a prover condições de enfrentamento teórico-prático numa perspectiva crítica e transformadora.

Ementa
Unidades de informação e educação. A função educacional de unidades de informação. Processos pedagógicos: processo ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. Desenvolvimento da leitura e da competência em informação. Políticas públicas para bibliotecas.

Bibliografia
AZÍLIO, Luiz Cavalieri; KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos humanos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. VIGOTSKY, L. S.; ALEXIS N. LEONTIEV; LURIA, Alexander Romanovich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2012.

Bibliografia Complementar
BAKHTIN, M. Mikail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. HOMMERDING, Nádia Maria dos Santos. Letramento Infantil na Biblioteca Escolar: desenvolvendo habilidades básicas para futuros leitores competentes. Bibl. Esc. em R., Ribeirão Preto, v. 4, n. 2, p. 33-52, 2016. MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. SALCEDO, Diego Andres; ALVES, Mariana. O papel da biblioteca comunitária na construção dos direitos humanos. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 561-578, set. 2015. SALES, Fernanda. O ambiente escolar e a atuação bibliotecária: o olhar da educação e o olhar da biblioteconomia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 40-57, jan. 2004. STRECK, Lenio Luiz; TRINDADE, André Karam (Org.). Direito e literatura: da realidade da ficção à ficção da realidade. São Paulo: Atlas, 2013.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.