Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Oralidade e escrita ( LET15702 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Reconhecer as diferentes modalidades (oral e escrita) de uma mesma língua, em uma perspectiva de contínuo. Confrontar as diferentes perspectivas de abordagem (variacionista e interacional) no que se refere aos estudos da oralidade. Atribuir diferentes estatutos à oralidade e à escrita, tanto na inter-relação percebida pelos processos de retextualização, quanto na percepção das particularidades de cada prática, a partir de seus contextos de inserção.

Ementa
Oralidade e escrita como práticas sociais. As perspectivas variacionista e interacional. Processos de retextualização.

Bibliografia
MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 2003. ______. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001. PRETI, D. (Org.). Análise de textos orais. 5. ed. São Paulo: Humanitas, 2001.

Bibliografia Complementar
FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2005. KERBRAT-ORECCHIONI, C. Análise da conversação: teoria e métodos. São Paulo: Parábola, 2007. MARCUSCHI, L.A. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONÍSIO, A.P.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. LODER, L. L. Fala-em-interação social: introdução à análise da conversa etnometodológica. Campinas: Mercado de Letras, 2008. PRETI, D. (Org.). Variações na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, 2011.
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